REGIÃO NORDESTE

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de chuvas fortes para Alagoas

São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm
Por Redação 27/04/2020 - 15:01
Atualização: 27/04/2020 - 15:17
A- A+
INMET
Segundo Instituto, região amarela significa perigo em potencial
Segundo Instituto, região amarela significa perigo em potencial

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou nesta segunda-feira, 27, dois alertas para chuvas intensas em Alagoas, grande parte do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Pernambuco e Bahia.

O aviso tem duração até às 11:00h da manhã de terça-feira, 28. De acordo com o Instituto, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia com ventos intensos entre 40 e 60 Km/h.

Apesar dos ventos fortes, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Publicidade

Continua após a publicidade

Ontem, 26, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também emitiu Alerta Meteorológico com previsão de chuva de intensidade moderada a forte.

Nas regiões do Litoral, em especial na região Metropolitana, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste estão previstas pancadas intensas e incidências de raios que podem gerar acúmulos significativos em pontos isolados.

Vale ressaltar que a chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas.

Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato