Divulgação
Metade dos brasileiros teme de sair de casa para fazer compras
Uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman, divulgada na edição da revista Exame desta quinta-feira, 8, revela que metade dos consumidores brasileiros está com medo de fazer compras presenciais. Para 42%, a segurança só virá quando o número diário de casos de covid-19 registrar queda acentuada. Outros 45% sentem-se desconfortáveis em fazer qualquer tipo de atividade fora de casa.
Em sua sexta rodada quinzenal, a pesquisa foi realizada com 3.000 brasileiros entre maio e julho deste ano, e seu objetivo é entender como a confiança e o comportamento de compra foram mudando durante a pandemia. Os resultados mostraram que compras online foram a solução mais eficiente para superar o medo de comprar.
Quando as entrevistas foram feitas com pessoas já infectadas anteriormente pelo coronavírus ou que tiveram casos na família, a disposição para comprar apenas pela internet aumentou em 50%.
A expectativa pela vacina
Em alguns estados brasileiros, como São Paulo, a primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19 tem data de previsão marcada para 15 de dezembro. Porém, em nível nacional, o Ministério da Saúde prevê o início da vacinação somente em janeiro de 2021, logicamente se tudo der certo nos testes atualmente em curso no Brasil.
Porém, a velocidade da aplicação das vacinas pode não seguir a intensidade das expectativas. O processo ainda depende da fase de finalização dos testes e do registro das vacinas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nas previsões mais otimistas, todos os brasileiros devem estar imunizados até o final de 2021.
Até lá, a única certeza que se tem, segundo a pesquisa, é que, se a vacina não vier, sair de casa para fazer compras está totalmente fora de cogitação, pelo menos para metade dos consumidores. Confiram abaixo os principais resultados da pesquisa.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.