ECONOMIA

Vendas em supermercados despencaram em maio

Por Monitor Mercantil com Radar Scanntech 20/06/2022 - 19:29
Atualização: 20/06/2022 - 19:40
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Tânia Rego / Agência Brasil
Mercearia básica tem o maior crescimento em valor impactado pelo forte aumento de preço
Mercearia básica tem o maior crescimento em valor impactado pelo forte aumento de preço

Nos últimos três meses o fluxo de consumidores nos supermercados e atacarejos se manteve estável, mas as vendas caíram e as unidades por tíquete seguiram em retração com (-12,2%), comparado a maio de 2021. Os dados são do site Monitor Mercantil com dados do Radar Scanntech,

Nas movimentações das principais cestas, mercearia básica tem o maior crescimento em valor (18,2) impactado pelo forte aumento de preço (20,3%). Já bebidas é uma das cestas de menor crescimento (0,8%) e maior retração em unidades (-8,1%) puxada pela migração do consumo alcoólico para fora do lar.

O estudo revela ainda que produtos à base de farinha de trigo contribuíram para a aceleração do repasse de preços e a queda das vendas, representando variação de 21% de preços unitários, comparado a maio de 2021, com destaque para a categoria biscoitos (59%), seguido por massas (29%) e farinha de trigo (12%).

Fipe

Já índices divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a bandeira Alelo apontaram que os supermercados do Rio de Janeiro registraram queda de 30,8% no faturamento em março, em comparação com o mesmo mês de 2021. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram também queda de 9,1% no valor gasto nos restaurantes, padarias e lanchonetes.

Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) revelam ainda baixa de 25% na quantidade de vendas e 6,1% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação.



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