PRAZO

Nova carteira de identidade: veja como tirar novo RG

Primeira via da nova carteira e as renovações são gratuitas, assim como já é feito com outros documentos
Por Redação 12/01/2024 - 13:54

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Novo RG
Novo RG

O prazo para início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o tradicional RG, encerrou em 11 de janeiro, marcando um passo significativo rumo à modernização dos documentos de identificação no Brasil. Apesar de ser um documento obrigatório para todos os brasileiros, o Ministério da Gestão e da Inovação informa que a troca não é imediata e pode ser realizada até fevereiro de 2032. As informações são do site O Globo. 

Até o momento, 17 estados e o Distrito Federal já estão emitindo a CIN, enquanto nove unidades da Federação ainda não iniciaram o processo, resultando em quase 3 milhões de documentos emitidos até o momento.


Principais mudanças com a nova Carteira de Identidade


A nova Carteira de Identidade Nacional traz diversas inovações, visando maior segurança e inclusão social. Uma das mudanças notáveis é a utilização do CPF como único número de identificação, uma medida destinada a reduzir a incidência de golpes e evitar fraudes. Além disso, a presença de um QR Code possibilita a verificação da autenticidade do documento e informa se o mesmo foi furtado ou extraviado. A eliminação da designação de "sexo" e a unificação dos campos de "nome social" e "nome" refletem o compromisso com a inclusão de pessoas LGBTQIA+.

Versão digital e integração de documentos


A CIN também conta com uma versão digital, permitindo a inclusão de outros documentos, como carteira nacional de habilitação, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional. Essa integração visa facilitar o acesso aos diversos documentos em um único dispositivo, proporcionando praticidade aos cidadãos.

Procedimento para emissão


Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, os cidadãos podem solicitar o documento nos institutos de identificação de cada estado e do Distrito Federal, seguindo as políticas específicas de cada unidade. Geralmente, a operação é conduzida pela Polícia Civil ou pelo Detran. Após receber a versão impressa, os cidadãos podem utilizar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) para emitir a CIN em formato digital, um processo semelhante ao já adotado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Prazo e obrigatoriedade


Apesar de ser obrigatória a troca para a nova Carteira de Identidade Nacional, o Ministério da Gestão e da Inovação destaca que não há pressa. O prazo para realizar a troca estende-se até fevereiro de 2032. Importante ressaltar que mesmo aqueles que não possuírem a nova carteira não perderão acesso aos serviços aos quais têm direito.


Encontrou algum erro? Entre em contato