PIS/PASEP 2024
Abono salarial: Caixa anuncia calendário de pagamento em fevereiro
Depósito será feito escalonadamente, seguindo o mês de nascimento dos beneficiários
A Caixa Econômica Federal divulgou que o pagamento do abono salarial PIS/Pasep do calendário 2024, correspondente ao ano-base 2022, será iniciado em 15 de fevereiro. O depósito será feito escalonadamente, seguindo o mês de nascimento dos beneficiários. O abono salarial é um benefício concedido anualmente, tendo como valor máximo o atual salário mínimo que é de R$ 1.412. Para possuir esse direito o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP por no mínimo cinco anos, ter trabalhado oficialmente com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022 e ter recebido até dois salários mínimos mensais, ou seja, R$ 2.824.
Para aqueles que são correntistas ou detêm poupança na Caixa, o abono será devidamente creditado em suas contas. Aos que não possuem conta no banco, será concedida a Poupança Social Digital, conta aberta automaticamente pela instituição financeira conforme o cronograma de pagamento.
Esta modalidade de poupança pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem. Este aplicativo permite o pagamento de contas, realização de transferências, pagamento em máquinas de cartão e compras mediante cartão de débito virtual.
Aqueles que não conseguirem abrir a conta digital poderão retirar o abono via cartão social nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou diretamente nas agências da Caixa Econômica.
Calendário do Abono salarial PIS/PASEP 2024:
Os nascidos em janeiro receberão o benefício a partir do dia 15 de fevereiro. Essa sequência de pagamentos se repete até a data de 15 de agosto, dedicada aos nascidos em novembro e dezembro.
Para os membros do PASEP, a liberação do dinheiro considera o número final da inscrição do trabalhador. Começando por aqueles cuja inscrição termina em 0, no dia 15 de fevereiro, os pagamentos se prolongam até o dia 15 de agosto para os de inscrição final 9.
Vale lembrar que o pagamento do PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil, enquanto o PIS é depositado diretamente pela Caixa. Os benefícios dependem diretamente das datas de nascimento dos beneficiários, então é necessário sempre estar atento às alterações e datas. Para uma experiência de usuário mais satisfatória, é recomendável manter o aplicativo Caixa Tem sempre atualizado.
