EM 2024
Fila do INSS para concessão de benefício passa de dois milhões de pedidos
Números foram divulgados esta semana pelo ministro Carlos Lupi
A fila para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou dos 2,04 milhões de requerimentos em 2024. Essa foi a primeira vez que o número ultrapassou os dois milhões durante o governo Lula (PT).
Encurtar a fila do INSS é uma das promessas do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Atualmente, o tempo de espera está em 42 dias e a promessa do ministro era reduzi-la para 30 dias. A informação é do Metrópoles.
Um dos fatores que impulsionou o aumento na fila de espera, segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi a greve de servidores do órgão, vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS). Além disso, a incorporação do Atestemed, que ajudou a reduzir os gastos previdenciários, ampliou os pedidos. A fila de espera também passou da casa dos 2 milhões devido ao número de pedidos repetidos.
Os 2,04 milhões de requerimentos foram divididos em:
1.014.981 referentes ao estoque previdenciário total;
407.062 relativos ao estoque assistencial;
317.092 requerimentos em exigência com o segurado; e
302.881 requerimentos reiterados (pedidos repetidos).
O documento, referente a dezembro de 2024, só foi publicado em abril. Os dados sobre os requerimentos não contabilizam os pedidos feitos em janeiro, fevereiro e março. Em 2023, a fila estava em 1,5 milhão de solicitações. A fila do INSS atingiu pico em junho de 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), quando chegou a 2,4 milhões.