EM 2024

Fila do INSS para concessão de benefício passa de dois milhões de pedidos

Números foram divulgados esta semana pelo ministro Carlos Lupi
Por Redação 04/04/2025 - 06:58
A- A+
Agência Brasil
Greve dos servidores do órgão, vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS), contribuiu para aumento da fila de espera do INSS
Greve dos servidores do órgão, vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS), contribuiu para aumento da fila de espera do INSS

A fila para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou dos 2,04 milhões de requerimentos em 2024. Essa foi a primeira vez que o número ultrapassou os dois milhões durante o governo Lula (PT). 

Encurtar a fila do INSS é uma das promessas do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Atualmente, o tempo de espera está em 42 dias e a promessa do ministro era reduzi-la para 30 dias. A informação é do Metrópoles.

Um dos fatores que impulsionou o aumento na fila de espera, segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi a greve de servidores do órgão, vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS). Além disso, a incorporação do Atestemed, que ajudou a reduzir os gastos previdenciários, ampliou os pedidos. A fila de espera também passou da casa dos 2 milhões devido ao número de pedidos repetidos.

Os 2,04 milhões de requerimentos foram divididos em:
1.014.981 referentes ao estoque previdenciário total;
407.062 relativos ao estoque assistencial;
317.092 requerimentos em exigência com o segurado; e
302.881 requerimentos reiterados (pedidos repetidos).

O documento, referente a dezembro de 2024, só foi publicado em abril. Os dados sobre os requerimentos não contabilizam os pedidos feitos em janeiro, fevereiro e março. Em 2023, a fila estava em 1,5 milhão de solicitações. A fila do INSS atingiu pico em junho de 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), quando chegou a 2,4 milhões.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato