8° REMESSA
Nova regra vai permitir vacinação de 88,2 mil pessoas em Alagoas a partir de hoje
Governo não precisa mais fazer estoque para aplicar 2°dose dos imunizantes
A 8° remessa de vacinas enviada pelo governo federal no final de semana será toda utilizada na população residente em Alagoas, de acordo com a nova diretriz, ou seja, sem a necessidade de reservar o imunizante para aplicação futura da 2°dose. O estado recebeu 88,2 mil doses de vacinas, sendo 52,2 mil coronavac e 36 mil do laboratório AstraZeneca.
Os imunizantes já estão à disposição dos municípios, responsáveis pela estratégia de vacinação e, assim como ocorreu com as remessas anteriores, todas as doses serão destinadas ao público idoso. Desta vez, serão contemplados idosos de 68 a 71 anos de idade. As doses remanescentes das vacinas, no total de 4.370, serão destinadas aos profissionais ativos da área da saúde com idade entre 50 e 54 anos como 1° dose, o correspondente a 9,65% dos trabalhadores da saúde no estado.
Do total de doses recebidas no final de semana, o governo fará a retenção de 12 mil doses da Coronavac para aplicação das 2°doses em pessoas que foram vacinadas ainda na 6°remessa dos imunizantes, cujo prazo para vacinação de reforço será nos próximos dias. As informações foram repassadas à reportagem do Extra através da Nota Informativa SUVISA (Superintendência de Vigilância em Saúde) nº 14/2021.
O órgão ressalta para os municípios que a vacina AstraZeneca deve ter rápida utilização, já que o lote enviado pelo governo federal tem validade de curta duração, até 14 de abril (lote 4120Z005) e 29 de março (lote 4120Z001). Também recomenda que, caso o município tenha vacinado todo o contingente de idosos já definidos por meio das Notas Informativas anteriores, utilizar todos os frascos das vacinas, independente do fabricante, em idosos de idades sequencialmente menores. Maceió ficará com 24.655 doses de vacinas e Arapiraca, 5.210.