IMUNIZAÇÃO

Alagoas vai receber doses da vacina russa Sputnik V na próxima semana

Vacinas chegam ao Recife na próxima semana e seguem para os estados do Consórcio Nordeste
Por Bruno Fernandes 20/07/2021 - 13:31
A- A+
Reuters
Vacina russa Sputnik V
Vacina russa Sputnik V

A novela que envolve o uso da vacina Sputnik V no Brasil está próxima de ganhar um novo capítulo. Na próxima semana Alagoas deve receber um lote do imunizante que vai desembarcar no Recife. Ao todo, cerca de 1,1 milhão de doses chegará ao País.

Da capital pernambucana, além de Alagoas, a vacina seguirá para Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que fazem parte do Consórcio Nordeste e foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a trazer os antígenos ao país.

Atualmente, alagoas está realizando a imunização da população com doses da Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Das 2,1 milhões de doses disponibilizadas, 1,6 milhão já foram aplicadas nos alagoanos.

Ele chega, no entanto, em um esquema de grande restrição, chamado de “importação excepcional e temporária”. Há ainda outro lote, com aproximadamente 600 mil doses, a ser encaminhado para estados do Norte, sem prazo determinado para chegar.

"Vamos aplicar as primeiras doses em, no máximo, uma semana após a chegada da vacina, para que 21 dias depois apliquemos a segunda dose e, com isso, tenhamos a análise de imunização mais cedo", disse Wellington Dias (PT), governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, em entrevista ao jornal O Globo.

Na prática, a Sputnik V será incorporada à imunização desses estados de maneira controlada, com estudo de sua segurança e eficácia. A parte da avaliação de efetividade — que é o quanto a vacina protege para desdobramentos do coronavírus — ficará a cargo do pesquisador e infectologista Julio Croda, do grupo Vebra covid-19.

A quantidade reduzida a 1% da população de cada estado não será capaz de acelerar substancialmente os processos de imunização locais, mas a experiência, inédita no país, possibilitará a cada estado escolher uma forma de uso da vacinação com a Sputnik V.

Entre os formatos, está prevista a imunização em massa de ao menos uma cidade, como ocorreu em Botucatu e Serrana, em São Paulo. Trata-se do município de Sousa, na Paraíba, com 69 mil habitantes.

Uma semana após passar por uma análise preliminar no Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a vacina deverá ser aplicada nos braços dos cidadãos nordestinos. Ao longo do uso controlado, qualquer efeito adverso deverá ser informado em até 24 horas à Anvisa.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato