eleições 2024
Sobrinho de Collor usa nome e cores do tio, mas recebe apenas 569 votos
Candidato conseguiu reunir Thereza Collor e o ex-presidente na mesma caminhadaMesmo com o apoio das famílias Collor e Lyra, Fernando Affonso Lyra Collor de Mello (PSB), sobrinho do ex-presidente Fernando Collor, não conseguiu se eleger vereador em Maceió. No domingo, 6, ele somou 569 votos.
Durante a campanha, Fernando usou o nome do tio, Fernando Collor, além de elementos visuais da campanha do ex-presidente, mas a estratégia não garantiu sucesso eleitoral.
Essa não foi a primeira vez que Fernando tentou um cargo político. Doze anos atrás, ele se candidatou a vice-prefeito de Atalaia (AL), mas utilizava o nome Fernando Lyra naquela ocasião.
Família
A campanha chamou atenção nas redes sociais porque Fernando Affonso Lyra Collor de Mello é filho de Pedro Collor, que denunciou o escândalo que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Pedro faleceu em 1994, vítima de um tumor no cérebro.
Fernando também é filho de Thereza Collor, ex-esposa de Pedro, conhecida como ‘musa do impeachment’. Ela esteve envolvida na campanha do filho.