BANIDO
Moraes determina multa de R$ 50 mil para quem usar VPN para acessar o X
Ministro mandou suspender o antigo Twitter no Brasil após rede não designar um representante legalAo determinar a suspensão do X no Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs multa de R$ 50 mil diária a qualquer pessoa ou empresa que use qualquer subterfúgio (como VPNs) para acessar o X, mesmo o site estando banido do país.
A decisão foi proferida após o dono do X, Elon Musk, fechar o escritório da rede social no Brasil e se negar a indicar um representante da plataforma para responder a intimações na Justiça. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, deve cumprir a decisão em 24 horas. Empresas como Apple e Google terão 5 dias para tirar o aplicativo do X de suas lojas online.
A VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, em inglês) é uma tecnologia que estabelece uma conexão segura e criptografada entre dispositivos e garante que dados sejam transmitidos sem interceptações. A VPN fornece um endereço IP temporário que preserva a identidade do dispositivo, possibilitando a transmissão de dados de forma privativa pela internet.