TRAGÉDIA
Número de mortos em terremoto na Turquia e Síria passa de 28 mil
OMS calcula que número de mortos após forte terremoto deve aumentar nos próximos dias, chegando a 40 milO número de mortos no terremoto na Turquia e Síria já passa de 28 mil, segundo levantamento mais recente deste domingo (12/2). Há milhares de desaparecidos e feridos, e cerca de 1,5 milhão estão desabrigados.
Um forte terremoto de magnitude 7,8, seguido de vários tremores menores, destruiu principalmente o sul da Turquia e o noroeste da Síria. O desastre foi registrado na madrugada da última segunda-feira (6/2). Até o momento, foram confirmados 24,6 mil mortos na Turquia e 3,5 mil na Síria.
O governo turco divulgou que há mais de 60 mil feridos e 1,5 milhão de desabrigados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o número de mortos pode chegar a 40 mil.
Equipes de resgate na Turquia tiraram dos escombros mais pessoas neste sábado, 11, cinco dias após o terremoto mais devastador do país desde 1939, mas as esperanças de encontrar sobreviventes vivos estão diminuindo. O presidente da Turquia Tayyip Erdogan reconheceu que as autoridades deveriam ter reagido mais rapidamente e prometeu começar a trabalhar na reconstrução das cidades dentro de semanas.