POLÍTICA

Novo Bolsa Família pode elevar valor do benefício para perto de R$ 285

Por 6MInutos 10/08/2021 - 07:43
A- A+
Agência Câmara
Bolsonaro e Lira em foto durante entrega no projeto do Novo Bolsa Família
Bolsonaro e Lira em foto durante entrega no projeto do Novo Bolsa Família

O governo entregou na segunda-feira (9) ao Congresso a medida provisória com as mudanças no programa Bolsa Família, ainda sem o valor do prometido reajuste, mas com um recuo em relação à promessa de Jair Bolsonaro de tentar chegar a 100% de aumento no benefício médio. “Já está decidido um aumento de 50% no valor do Bolsa Família, que agora vai se chamar Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro ao entregar a MP pessoalmente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Ao longo da manhã, o presidente e seus ministros voltaram a falar em um reajuste de “pelo menos 50%”, depois de, na semana passada, o reajuste de até 100% ser ventilado reiteradas vezes. Em entrevista a uma rádio da Bahia, Bolsonaro disse que possivelmente não será possível se chegar aos 100% pleiteados por parte de aliados do governo.

“Estamos em fase quase final de definirmos um novo valor do Bolsa Família”, disse. “Nós acertamos aqui no mínimo 50% de reajuste no Bolsa Família. Nós queremos 100%, mas temos que ter responsabilidade. A economia não pode quebrar. Se quebrar a economia não adianta você ganhar 1 milhão de reais por mês que você não vai dar para comprar um pãozinho.”

A ideia de reajuste de 100% no Bolsa Família veio de pressões políticas para encorpar o programa mirando as eleições de 2022, mas enfrenta resistência da equipe econômica, que tem tido dificuldades para encontrar orçamento até mesmo para o reajuste de 50%.

Durante a entrega da MP, o ministro da Cidadania, João Roma, reafirmou que o reajuste deverá ser de “pelo menos 50%”.


Encontrou algum erro? Entre em contato