POLÍTICA
Zelensky esfria interesse de incluir a Ucrânia na Otan

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ontem, 7, que não tem mais tanto interesse em incluir o país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) neste momento, após entender que o grupo de países ocidentais não está preparado para isso e teme os conflitos que poderiam ser gerados. A informação foi publicada em matéria produzida pela Jovem Pan.
Segundo a matéria, Zelensky tria concedido entrevista ao canal de televisão americano ABC e afirmado o esfriamento em relação à Otan. “Em relação à Otan, me acalmei em relação a essa questão há muito tempo, depois que nós entendemos que a Otan não está preparada para aceitar a Ucrânia. A Aliança tem medo de coisas controversas e confrontos com a Rússia. Eu nunca quis ser um país que implora algo de joelhos [sobre pedir para entrar na Otan]. E não seremos esse país. E eu não quero ser esse presidente”, disse Zelensky.
A Rússia, que está atacando a Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro, afirma que vai interromper sua ação bélica após Kiev desistir de entrar na Otan, reconhecer a Crimeia como território russo e também a independência das duas regiões separatistas autodeclaradas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano.
Os dois países, no entanto, ainda não conseguiram avançar com a construção de um acordo. O único avanço até agora está relacionado à necessidade de criar corredores humanitários para a saída de vítimas civis da Ucrânia. A Rússia anunciou nesta terça-feira, 7, a nova trégua humanitária na Ucrânia a partir das 9h desta quarta-feira.