Durante uma sessão da CPI das Pirâmides Financeiras na tarde desta quinta-feira, 24, o deputado federal Alfredo Gaspar surpreendeu os presentes ao ameaçou prender o irmão do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, Roberto de Assis, e o seu advogado. O motivo da ameaça foi o fato de o advogado estar supostamente influenciando e ditando as respostas que Assis deveria dar aos questionamentos dos parlamentares.
A situação ocorreu quando o advogado de Assis começou a orientá-lo durante seu depoimentos. O deputado Alfredo Gaspar fez intervenções, alertando que não existe base jurídica no país que permita ao advogado ditar as falas de uma testemunha.
"Se você ficar botando esse ouvido na boca do advogado para saber o que dizer, você vai sair daqui preso", afirmou Alfredo Gaspar dirigindo-se a Assis. O deputado argumentou que a atitude compromete a veracidade das respostas fornecidas durante a sessão e que, caso as respostas sejam consideradas falsas, a prisão por falso testemunho pode ser acontecer.
Gaspar ainda acrescentou que o advogado poderia continuar a orientar, mas deixou claro que qualquer pedido de prisão por falso testemunho seria estendido ao próprio advogado. Ele destacou que a postura estava sendo adotada para evitar abusos e garantir a integridade das investigações conduzidas pela CPI das Pirâmides Financeiras.
O deputado Glauber Braga (PSOL/RJ) defendeu a atuação do depoente e do advogado, o que gerou um conflito verbal entre ele e Alfredo Gaspar. Durante o bate-boca, Gaspar lançou uma declaração provocativa: "Eu não tenho que ficar aguentando isso... Quem te aguenta é o crime organizado e o tráfico de drogas". Em resposta, Glauber afirmou que Gaspar tenta aplicar o uso indevido de suas prerrogativas.
Nesta sessão da CPI das Pirâmides Financeiras, Ronaldinho Gaúcho e seu irmão foram convocados como representantes da empresa 18K, da qual o ex-jogador é sócio. A empresa operava no ramo de criptomoedas.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.