'PROVAS ROBUSTAS'

CPI da Covid: Calheiros anuncia pedido de reabertura de inquéritos à PGR

Senador indicou que a solicitação formal será feita em 20 de março
Por Redação 14/03/2024 - 20:33

ACESSIBILIDADE

Waldemir Barreto/Agência Senado
Anúncio foi feito por Renan Calheiros através das redes sociais
Anúncio foi feito por Renan Calheiros através das redes sociais

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) utilizou as redes sociais para anunciar que a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid planeja solicitar à Procuradoria-Geral da República (PGR) a reabertura dos inquéritos que foram arquivados. O político indicou que o pedido formal será feito em 20 de março.

Segundo Calheiros, "provas robustas" contra o governo de Jair Bolsonaro foram arquivadas por Augusto Aras, ex-procurador-geral da República, e enfatizou que "os crimes não podem ficar impunes". Calheiros acrescentou: "Vamos reiterar pleito de reabertura dos inquéritos da comissão, com sugestões de 81 indiciamentos".


O relatório final da CPI da Covid, entregue ao procurador-geral da República em 27 de outubro de 2021, indiciou Jair Bolsonaro, quatro ministros, outras 73 pessoas e duas empresas por crimes relacionados à pandemia. Bolsonaro foi citado em nove tipos penais, incluindo crimes de responsabilidade e contra a humanidade.

Até fevereiro deste ano, sequer um inquérito foi sido aberto para investigar o alto escalão do governo com base nas evidências apresentadas na CPI. Este pedido de reabertura dos inquéritos visa buscar a responsabilização pelos supostos crimes cometidos durante a gestão de Bolsonaro em meio à crise sanitária.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato