Fraude à cota de gênero

TRE cassa mandatos de vereadores do PSD em União dos Palmares

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pelo diretório do partido Cidadania
Por Redação 23/07/2024 - 12:38

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Urna eletrônica durante teste
Urna eletrônica durante teste

O Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL) cassou, por unanimidade, os mandatos dos vereadores de União dos Palmares do Partido Social Democrático (PSD) devido a fraude na cota de gênero nas eleições proporcionais de 2020. A decisão foi tomada na sessão do TRE dessa segunda-feira, 22.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi proposta pelo diretório do partido Cidadania em União dos Palmares. Foram atingidos pela decisão os vereadores Emanuel Gomes Balbino (Dé Mototaxi), Paulo Alves Cavalcanti Neto e Manoel Messias da Silva.

Com a decisão, a Justiça Eleitoral anulou todos os votos obtidos pelo PSD no pleito passado e determinou nova totalização da eleição proporcional e do quociente eleitoral partidário.

A decisão também declarou inelegíveis por 8 anos as candidatas Luana Barbosa da Silva e Edhione da Conceição Silva. A penalidade foi sugerida pelo relator da ação, desembargador Guilherme Masaiti Hirata Yendo, e acatada pelo Pleno.

O Cidadania argumentou que o PSD apresentou candidatas que não realizaram campanhas eleitorais, não prestaram contas e obtiveram poucos votos, indicando candidaturas apenas para cumprir o percentual mínimo de gênero.


Encontrou algum erro? Entre em contato