ELEIÇÕES 2024
Em todo o país, 0,3% das urnas foram substituídas, diz Cármen Lúcia
Equipamentos foram trocados porque apresentaram problemas técnicosA presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que, até o momento, houve um índice de 0,3% de urnas substituídas em todo o país durante as eleições deste domingo, 6. As declarações ocorreram em entrevista à imprensa, no Centro de Divulgação das Eleições do TSE.
A ministra afirmou que as eleições municipais estão "super tranquilas" e que não há ocorrências significativas. "Todas as providências que foram adotadas, tanto de segurança de eleitores, a chegada das urnas devidamente nos locais, estão hoje com seus efeitos comprovados".
Em Alagoas, 33 urnas precisaram ser substituídas até o momento, conforme informou a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número corresponde a 0,41% do total de 8.073 urnas utilizadas em todo o estado.
A troca ocorreu devido a problemas técnicos, como travamento do sistema e falhas no visor, que poderiam comprometer a fluidez do processo de votação. Essas situações estão previstas no plano de contingência do TRE, que assegura a pronta substituição de equipamentos defeituosos, garantindo o andamento regular da eleição.
"Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde as oito horas da manhã, no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença", afirmou Cármen Lúcia. A ministra também reforçou que as urnas são "confiáveis e seguras" e que as ocorrências são baixas e estão "dentro da normalidade".