CONTROLE
Lira busca consenso em torno de Hugo Motta para sucessão na Câmara
Elmar se aliou à candidatura de Brito após ser preterido pelo atual presidente da CâmaraO presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), retornou a Brasília nesta semana focado na disputa por sua sucessão. Segundo aliados, Lira pretende enfraquecer as movimentações adversárias e garantir apoio ao nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a Presidência da Casa. As informações são da Gazeta do Povo.
Lira manifestou a seus interlocutores que não acredita na viabilidade de um bloco governista liderado por Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), que se uniram após Elmar ser preterido por Lira. Apesar de acenos ao Palácio do Planalto, Lira avalia que os partidos da base governista estão comprometidos com a candidatura de Motta.
Nesse cenário, PSD e União Brasil correm o risco de ficarem isolados na disputa pelo comando da Câmara. O PT e o governo, por sua vez, têm dado sinais ambíguos sobre o apoio na sucessão. Odair Cunha, líder do PT na Câmara, afirmou que o partido está buscando consenso com o “blocão” para definir um candidato de convergência.