deu no O Globo
JHC decide permanecer como prefeito e não disputará governo de Alagoas
Decisão atende acordo com o presidente Lula e contraria Arthur Lira
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, sinalizou a aliados que cumprirá o mandato até 2029 e não disputará o governo de Alagoas nas eleições do próximo ano. A informação é da jornalista Malu Gaspar, em sua coluna no O Globo, de sábado, 16. A decisão, segundo fontes próximas ao prefeito, atende a um acordo com o governo federal: a desistência da candidatura estadual seria a contrapartida para a indicação de sua tia, Marluce Caldas, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A nomeação de Marluce foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira, 13,, com 64 votos a favor e nenhum contra. Atual procuradora do Ministério Público de Alagoas, ela passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça acompanhada de JHC.
A permanência do prefeito no cargo abre espaço para que o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), concorra novamente ao governo de Alagoas, cargo que ocupou entre 2015 e 2022.
A decisão, no entanto, contraria o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que planeja disputar o Senado na chapa de JHC. Em 2026, duas vagas estarão em disputa no Senado, incluindo a possibilidade de concorrer contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Outros prováveis candidatos são o atualo governador Paulo Dantas (MDB) e o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil).
Para Lira, seria estratégico associar sua candidatura a JHC, já que o prefeito controla o maior colégio eleitoral do estado e aparece empatado com Renan Filho em algumas pesquisas. Segundo a coluna, JHC chegou a consultar Lira antes de fechar o acordo com o governo federal, mas o ex-presidente da Câmara não endossou o acerto e esperava que o prefeito honrasse o compromisso feito anteriormente entre eles.
Nos últimos dias, aliados de JHC afirmaram que ele está decidido a cumprir a palavra dada a Lula e não se candidatar a nenhum cargo nas próximas eleições. Em Alagoas, comenta-se que o grande desafio é acompanhar quais promessas JHC efetivamente cumprirá.