Conteúdo Opinativo

Aliança de caciques

30/07/2024 - 12:50

ACESSIBILIDADE


O deputado Arthur Lira anunciou que manterá sua aliança com JHC mesmo preterido na indicação de um nome para vice-prefeito na eleição deste ano. Nenhuma novidade nisso, já que Lira precisa mais de JHC do que o contrário.

Da mesma forma, não será nenhuma surpresa se Arthur Lira também se aliar a Renan Calheiros, hoje seu maior adversário, mas que pode ajudar o deputado em seu projeto de disputar o Senado em 2026. Uma aliança branca com Lira também interessa a Renan Calheiros.

A declaração de amor ao prefeito é na verdade uma estratégia de Arthur Lira para tentar abortar uma possível candidatura de JHC ao Senado em 2026. Lira, certamente, irá empurrar o prefeito para a disputa ao governo do Estado, mesmo que isso signifique um jogo de alto risco político para JHC.

Arthur Lira também sabe que não se elegerá senador sem o apoio – mesmo que tácito – dos Calheiros. O roteiro desse filme também interessa a Renan, que não pretende se aposentar no final de seu quarto mandato consecutivo. Mesmo com interesses divergentes eles se retroalimentam na disputa por maior fatia de poder na capitania das Alagoas.

Com a aposentadoria de Fernando Collor e de outros remanescentes da velha oligarquia, Lira e JHC despontam como novas lideranças. Mesmo defendendo velhas ideias, a dupla rivaliza com o clã de Murici na disputa de poder em Alagoas.

Na eleição majoritária de 2026 o combate se dará em torno da vaga de governador e das duas cadeiras no Senado. Se dependesse só de Renan e de Lira, não haveria problema, já que ambos podem ser senadores e certamente farão uma aliança branca nesse sentido.

O complicador chama-se JHC, que pretende disputar o governo, mas dificilmente terá chances de vitória se o adversário for Renan Filho. Seu plano B nesse caso seria disputar o Senado, o que bateria de frente com Renan e romperia a aliança com Arthur Lira.

Para não arriscar seu futuro político, a melhor opção de JHC seria disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados e preservar sua aliança com Lira. Mas como a política é muito dinâmica, até 2026 muitas coisas podem mudar.


Encontrou algum erro? Entre em contato