SUMIÇO DE DOCUMENTOS

Quem é o delegado preso por atrapalhar investigação da morte de empresário

Daniel Mayer era responsável pela investigação do assassinato do empresário Kleber Malaquias
Por Bruno Fernandes 18/09/2024 - 12:10

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Gazeta
O delegado Daniel Mayer era responsável pelo inquérito policial
O delegado Daniel Mayer era responsável pelo inquérito policial

O delegado Daniel Mayer, responsável pela investigação do assassinato do empresário Kleber Malaquias, foi preso na manhã desta quarta-feira, 18, pela Polícia Federal. Mayer é suspeito de desaparecer com documentos, o que teria comprometido o andamento da investigação e o julgamento do caso. Mas, afinal, quem é Daniel Mayer?

Daniel Mayer, natural de Pernambuco, foi aprovado no penúltimo concurso para delegado da Polícia Civil, conforme noticiado pelo Blog Italo Monteiro.

No dia 27 de março deste ano, ele assumiu o cargo de diretor da Região Metropolitana do Estado de Alagoas, nomeado pelo governador Paulo Dantas (MDB).

Antes disso, Mayer atuava no Núcleo de Investigação Especial (NIESP) da Polícia Civil e esteve à frente das delegacias de Canapi e Piranhas. Recentemente, ele ocupava o cargo de gestor na Diretoria de Polícia Judiciária (DJP1).

Desaparecimento de documentos

Em agosto, a juíza Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Rio Largo, emitiu decisão sobre o assassinato do empresário Kleber Malaquias referente a um pedido de reconsideração apresentado pela defesa de Marcos Maurício Francisco dos Santos, um dos réus no processo, e sobre a atuação do delegado Daniel Mayer.

A defesa alegou que o tribunal foi induzido a erro pelo Ministério Público Estadual com base em documentos apresentados por Daniel José Galvão Mayer, responsável pelo inquérito, argumentando que esses documentos foram erroneamente considerados, prejudicando o julgamento do caso.

Em seu parecer, a juíza reconheceu a validade das argumentações da defesa. Ela determinou a reintegração dos documentos que haviam sido desentranhados e que são fundamentais para o andamento do inquérito policial que fundamentou a denúncia no processo atual. Esses documentos, anteriormente anexados, foram removidos sem a devida justificativa.


Encontrou algum erro? Entre em contato