Conteúdo Opinativo

O futuro de Lessa

05/08/2024 - 08:00

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
O vice-governador Ronaldo Lessa
O vice-governador Ronaldo Lessa

O vice-governador Ronaldo Lessa já admite o fato de não ter cacife político para assumir o governo do Estado no lugar de Paulo Dantas, que deve renunciar ao mandato para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Lessa havia manifestado o desejo de concluir o mandato de Paulo Dantas, mas em sua última manifestação pública sobre a questão admitiu que aos 75 anos “não tem mais idade para projetos individuais” e fará o que seu grupo político achar melhor.

O vice-governador sabe que Paulo Dantas, Renan Calheiros e Marcelo Victor (seu grupo político) pretendem repetir em 2026 a mesma estratégia usada nas eleições de 2022 que elegeu Dantas governador e Renan Filho senador.

Para o pleito majoritário de 2026 o projeto político do “grupo de Lessa” é eleger o governador – que pode ser Bruno Toledo ou outro deputado indicado pela Assembleia Legislativa – e garantir a reeleição de Renan Calheiros, no que deverá ser o seu quinto e último mandado consecutivo de senador. Afinal, a “a história não se repete, mas ensina e adverte”, como diz o pensador.

A única chance de Lessa assumir um mandato-tampão e concluir a gestão de Paulo Dantas seria através de um racha interno no MDB e a saída de Marcelo Victor do grupo comandado pelo clã de Murici. Mas essa possibilidade não aparece no radar do horizonte político atual, pelo menos aparentemente.

Mas Ronaldo Lessa não será jogado às traças. Ele deverá ser compensado com um possível mandato eletivo (estadual ou federal) ou mesmo uma gorda prebenda que lhe garanta um final de vida sem aperto financeiro. Vale destacar que Lessa já fez muito por Alagoas e merece uma aposentadoria tranquila.


Encontrou algum erro? Entre em contato