RJ: ex-secretário de Polícia Civil se entrega após determinação do STF

Por Agência Brasil 07/05/2025 - 17:24
A- A+
RJ: ex-secretário de Polícia Civil se entrega após determinação do STF

Baixar

O ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, se entregou na noite desta terça-feira (6) após uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Turnowski é réu por associação criminosa, além de ser acusado de receber propina e de colaborar com integrantes do jogo do bicho. Ele respondia ao processo em liberdade, beneficiado por decisão do ministro do STF Nunes Marques.

Em setembro de 2022, Allan Turnowski chegou a ser preso preventivamente. Na ocasião, ele havia se afastado do cargo de secretário da Polícia Civil para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Rio, mas acabou não se elegendo.

Turnowski foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro na terceira fase da operação Carta de Corso, em novembro de 2022, por obstrução de investigações, praticado junto com o delegado de polícia Mauricio Demetrio, que está preso desde 2021.

A denúncia narra que Turnowski agiu em conjunto com Demetrio para obstruir investigações sobre uma organização criminosa dentro da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, na qual Mauricio era o titular.

O ex-secretário também foi acusado de atrapalhar investigações sobre outra organização criminosa que agia na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio, e exigia propinas de lojistas.

A reportagem tenta contato com a defesa de Allan Turnowski, que não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Justiça Allan Turnowski é acusado de associação criminosa Rio de Janeiro 07/05/2025 - 17:24 Daniel Ito / Paulliny Fernandes Tatiana Alves, da Rádio Nacional Allan Turnowski stf quarta-feira, 7 Maio, 2025 - 17:24 1:56

Encontrou algum erro? Entre em contato