saúde

Anvisa determina apreensão de lotes de medicamentos falsificados

Agência alerta para riscos à saúde e orienta população sobre medidas de segurança
Por Agência Brasil 04/06/2025 - 10:52
A- A+
© Shutterstock
Anvisa manda apreender lotes de medicamentos falsificados no Brasil
Anvisa manda apreender lotes de medicamentos falsificados no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira, 3, a apreensão de dois lotes de medicamentos identificados como falsificados no país. As medidas atingem o lote M088499 do remédio Rybelsus e o lote 681522 do Ofev.

Segundo a Anvisa, o lote do Rybelsus, medicamento oral indicado para adultos com diabetes tipo 2, não foi fabricado pela empresa responsável, a Novo Nordisk, configurando falsificação. O princípio ativo da substância é a semaglutida, usada no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Também foi considerada falsificada a versão do Ofev identificada pelo lote 681522. Produzido pela Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda., o medicamento é indicado para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica, também chamada de esclerodermia.

A Anvisa alerta consumidores e profissionais de saúde para que adquiram medicamentos apenas em estabelecimentos regularizados, exigindo a nota fiscal e conferindo se o produto está na embalagem original. Em caso de suspeita de falsificação, a orientação é suspender imediatamente o uso e comunicar o caso à empresa detentora do registro ou diretamente à Anvisa.

Notificações podem ser feitas por profissionais por meio do sistema Notivisa e, no caso dos pacientes, pela plataforma FalaBR.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato