imprensa
Filha de jornalista que favoreceu Collor assume comando do Jornal Nacional
Cristiana Sousa Cruz, filha de Alberico Sousa Cruz, assume direção do noticiário
Cristiana Sousa Cruz, de 53 anos, assume oficialmente a direção do “Jornal Nacional” neste ano, tornando-se a primeira mulher a liderar a feitura diária do telejornal. Reconhecida como “notável” por colegas da TV Globo, ela já trabalhava ao lado de William Bonner e agora comandará a equipe responsável pela produção do principal telejornal do país.
“Assumir o comando do ‘Jornal Nacional’ é uma grande honra. E receber essa missão nos 60 anos da TV Globo tem um significado muito especial para mim. É a realização de um sonho profissional”, afirmou a jornalista.
Enquanto a atenção do público se volta para a troca de apresentadores — Bonner dará lugar a César Tralli em novembro —, o histórico da família de Cristiana ressurge em debates sobre jornalismo e política. Em 1989, durante a corrida presidencial, Fernando Collor (PRN) e Lula (PT) participaram de um debate televisionado pela Globo.
No dia seguinte, o material foi editado de forma a privilegiar os melhores momentos de Collor e mostrar os piores de Lula. Jornalistas da própria emissora confirmam que essa edição parcial teria favorecido Collor na disputa presidencial.
A edição do debate teria sido conduzida por Alberico Sousa Cruz, pai de Cristiana, sob ordens expressas de Roberto Marinho, segundo relatos de jornalistas da época e menções em reportagens, como a de Paulo Henrique Amorim. Na ocasião, Cristiana tinha apenas 16 anos e ainda não cursava jornalismo, não tendo qualquer relação com a edição do debate.