imprensa

Filha de jornalista que favoreceu Collor assume comando do Jornal Nacional

Cristiana Sousa Cruz, filha de Alberico Sousa Cruz, assume direção do noticiário
Por Redação 03/09/2025 - 08:45
A- A+
Divulgação
Collor e Lula
Collor e Lula

Cristiana Sousa Cruz, de 53 anos, assume oficialmente a direção do “Jornal Nacional” neste ano, tornando-se a primeira mulher a liderar a feitura diária do telejornal. Reconhecida como “notável” por colegas da TV Globo, ela já trabalhava ao lado de William Bonner e agora comandará a equipe responsável pela produção do principal telejornal do país. 

“Assumir o comando do ‘Jornal Nacional’ é uma grande honra. E receber essa missão nos 60 anos da TV Globo tem um significado muito especial para mim. É a realização de um sonho profissional”, afirmou a jornalista.

Enquanto a atenção do público se volta para a troca de apresentadores — Bonner dará lugar a César Tralli em novembro —, o histórico da família de Cristiana ressurge em debates sobre jornalismo e política. Em 1989, durante a corrida presidencial, Fernando Collor (PRN) e Lula (PT) participaram de um debate televisionado pela Globo. 

No dia seguinte, o material foi editado de forma a privilegiar os melhores momentos de Collor e mostrar os piores de Lula. Jornalistas da própria emissora confirmam que essa edição parcial teria favorecido Collor na disputa presidencial.

A edição do debate teria sido conduzida por Alberico Sousa Cruz, pai de Cristiana, sob ordens expressas de Roberto Marinho, segundo relatos de jornalistas da época e menções em reportagens, como a de Paulo Henrique Amorim. Na ocasião, Cristiana tinha apenas 16 anos e ainda não cursava jornalismo, não tendo qualquer relação com a edição do debate.


Encontrou algum erro? Entre em contato