Continental UltraContact promete rodar até 80 mil km
Em média, os pneus de carros de passeio duram de 40 mil a 60 mil quilômetros no Brasil, segundo a Continental. Porém, a marca acaba de lançar no País o UltraContact, com promessa de rodar 80 mil km. A fabricante aposta tanto na nova linha que até oferece garantia para cobrir esse prazo.
Desenvolvido na Europa, o UltraContact feito em Camaçari, na Bahia, tem "uma receita diferente de compostos", segundo Celso Pereira, gerente comercial de desenvolvimento de produto da Continental. "O UltraContact produzido no Brasil é adaptado às condições desafiadoras das ruas e estradas brasileiras. Sua estrutura é mais espessa e reforçada e oferece maior proteção contra os danos do uso diário", diz.
Inicialmente, serão 18 versões para rodas de 14 a 19 polegadas. Além disso, a empresa informou que adicionará outras quatro opções de dimensões ao catálogo até 2025.
COMPARATIVO
O "composto" é o material que forma o pneu. A Continental não revela os ingredientes da receita do UltraContact, mas permitiu a um grupo de jornalistas, inclusive do Jornal do Carro, visitar sua "cozinha" em Camaçari.
A instalação ocupa um terreno de 800 mil m2 e, segundo a empresa, a linha de produção tem altos níveis de automação e precisão. Assim, o foco dos operários é a supervisão das máquinas, que transformam, moldam e montam as partes dos compostos dos pneus.
No evento de lançamento, dirigimos carros calçados com o UltraContact em uma pista de testes. Também havia alguns com pneus da Goodyear e da Pirelli, de modo a permitir a comparação entre as marcas.
Os testes foram feitos com modelos da Volkswagen - sedãs Virtus e SUVs T-Cross, todos com motor 1.0 turbo e câmbio automático. O objetivo era demonstrar as diferenças de sensação entregues por cada tipo de produto.
De modo geral, o UltraContact se mostrou melhor ou equivalente aos concorrentes na prova de frenagem com piso molhado. Em outros testes, não deu para notar a diferença.
Segundo a Continental, na hora de comprar pneus o cliente procura por preço antes da marca. Assim, quem for "mais famoso" e tiver o melhor custo x benefício, se sai melhor.
Agora, a marca aposta na longevidade. Afinal, 80 mil km equivale a cerca de duas voltas em torno da Terra.
Considerando a média de rodagem anual do brasileiro, de 13 mil km, a nova linha da Continental pode acompanhar um carro por mais de seis anos. Para a garantia, são cinco anos contra defeitos de fabricação e até 80 mil km para quem adquirir o UltraContact em pares.
Para ter direito, o consumidor deve realizar alinhamento e balanceamento, além da revisão dos pneus a cada 10 mil km na rede de lojas da Continental. O pneu de entrada da nova linha UltraContact, nas medidas 175/65 R14, tem preço sugerido de R$ 379.
O JORNALISTA VIAJOU À BAHIA A CONVITE DA CONTINENTAL PNEUS