AGRICULTURA

Vacinação contra Peste Suína é prorrogada em Alagoas até 22 de dezembro

Número de suínos imunizados já ultrapassou 37 mil
Por Gov.br 12/12/2023 - 09:56

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Esforço de imunização visa conferir ao estado o status de zona livre da doença
Esforço de imunização visa conferir ao estado o status de zona livre da doença

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) anunciou na tarde de ontem, 11, a prorrogação da 5ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas, estendendo o período até 22 de dezembro.

O número de suínos imunizados já ultrapassou 37 mil, e a decisão de ampliar o prazo foi tomada em conjunto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). O objetivo é visitar mais propriedades e aumentar a cobertura vacinal.

O esforço de imunização visa conferir ao estado o status de zona livre da doença, buscando, assim, a não obrigatoriedade da vacinação dos animais.

A gratuidade na vacinação é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo de Alagoas, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – o IICA e a ABCS. Este é um projeto-piloto do Ministério da Agricultura, e Alagoas foi o primeiro estado da zona não livre da doença a aderir a campanha.

O trabalho de imunização está sendo realizado para que Alagoas conquiste o status de zona livre da Peste Suína Clássica, podendo chegar a não obrigatoriedade da vacina nos animais. A Seagri ressalta que é importante a adesão de todos os criadores.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato