SAÚDE

Alagoas tem quase 2 mil cirurgias eletivas na fila de espera do SUS

Por Sofia Sepreny - Estagiária sob supervisão da redação 04/12/2017 - 14:23

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) revelou que Alagoas têm 1.965 cirurgias eletivas (não urgentes) na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados foram coletados pelas secretarias de saúde de 16 estados e 10 capitais, até junho deste ano. É um estudo realizado pela primeira vez, e trouxe um balanço de 2011 a 2017.

Segundo o levantamento, Arapiraca é a cidade com maior número de cirurgias pendentes, com 210, seguido de Palmeira dos Índios, 164, e Maceió 129.

Já em âmbito nacional, no Brasil 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes. A maioria dos pacientes aguardam por cirurgia de catarata. Outros sete estados e oito capitais não enviaram informações, alegando não tê-las disponíveis ou por negativa de acesso aos dados.

Em relação à espera, o estudo mostra que do total pelo menos 746 procedimentos cirúrgicos estão na fila de espera há mais de dez anos e 83% dos pedidos entraram na fila a partir de 2016.

Na lista de espera, a maioria dos pedidos de cirurgias é de catarata, hérnia, vesícula, amígdalas e adenóide, além de cirurgias ortopédicas.

Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Ceará apresentaram o maior número de cirurgias pendentes. Entre as capitais e estados que disponibilizaram informações de perfil dos usuários, as mulheres representam 67% dos pacientes que aguardam algum tipo de procedimento especializado.


Encontrou algum erro? Entre em contato