febre amarela

Alagoas tem seis casos notificados em investigação

Por Redação 07/03/2018 - 20:12

ACESSIBILIDADE

Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira (7) as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. 

Segundo balanço, de 1º de julho/2017 a 6 de março de 2018, seis casos estão em investigação e dois foram descartados em Alagoas, totalizando oito ocorrências de alerta quanto à doença. 

Até o momento, apenas a cidade de Delmiro Gouveia, localizada a 305 Km de Maceió, está com atenção redobrada quando se trata do combate à febre amarela. 

O município recebeu do Ministério da Saúde, em fevereiro, a classificação ACRV, que é a sigla de Área com Recomendação de Vacina. Vizinha de Paulo Afonso, cidade baiana com mesmo alerta, Delmiro Gouveia também faz fronteira com Pariconha, Água Branca e Olho d’Água do Casado, em Alagoas. Ainda está numa região limítrofe com os estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. 

Já no Brasil foram confirmados 846 casos de febre amarela, sendo que 260 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 3.234 casos suspeitos, sendo que 1.560 foram descartados e 828 permanecem em investigação, neste período.

Leia mais

Cidade de Alagoas recebe alerta do Ministério da Saúde 

Minas Gerais é o estado com o maior número de casos confirmados. Foram 384 no período, com 115 óbitos. São Paulo está em segundo, com 349 casos confirmados e 100 óbitos. Em terceiro está o estado do Rio de Janeiro, com 106 casos e 44 óbitos. Ao todo, 3.234 casos suspeitos foram notificados no país. Desses, 1.560 foram descartados e 828 ainda estão sendo investigados.

A febre amarela é uma doença sazonal, com maior número de casos no verão, e segundo o Ministério da Saúde, apesar de o número de casos no atual período de monitoramento ser superior à sazonalidade passada, a incidência da doença entre a população caiu. No período de monitoramento 2017/2018, até dia 6 de março, a incidência da febre amarela foi de 2,4 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto na sazonalidade passada, 2016/2017, a incidência foi de 7 casos para cada 100 mil habitantes.

Segundo a pasta, “embora os casos do atual período de monitoramento tenham sido superiores à sazonalidade passada, o vírus da febre amarela hoje circula em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 32,5 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Na sazonalidade passada, por exemplo, o surto atingiu uma população de 8,4 milhões de pessoas”, explicou o Ministério, por meio da assessoria de imprensa.

Confira trecho da tabela onde aparece Alagoas


Encontrou algum erro? Entre em contato