BALANÇO
Mais de três mil metros de cabos são furtados em Maceió
A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), terá que repor mais de três mil metros de cabos de cobre furtados nas orlas de Cruz das Almas e Jacarecica. A instalação subterrânea foi alvo de criminosos, que levaram os cabos de distribuição da energia para as luminárias dos dois bairros da capital.
O furto gerou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 43.915, além de danos causados para a população que circula nas localidades. Este ano, já foram detectados furtos no Pontal, em frente à sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas, na Avenida Pierre Chalita, próximo ao acesso do Sítio São Jorge e nas proximidades da Ladeira dos Martírios, no Centro de Maceió.
Como explica o superintendente da Sima, Frederico Lins, o prejuízo com o furto é um dano social à população e ultrapassa a substituição dos cabos de cobre. “Toda vez que isso ocorre, temos que repor mais do que cabos, pois curtos circuitos são causados quando puxam a fiação e sobrecarregam o sistema elétrico, queimando lâmpadas, reatores, luminárias de LED”, disse.
“E a população sofre com isso, sem iluminação pública aumenta a sensação de insegurança dos moradores, pedestres, turistas e comerciantes. A Sima tem trabalhando para combater isso, todo furto procuramos registrar o Boletim de Ocorrência, pedimos o apoio da população e dos órgãos de segurança. Esse prejuízo não é só da Prefeitura, é de toda a população”, acrescentou o superintendente.
Denúncias podem ser feitas por telefone ou aplicativo
Frederico Lins reforça os canais disponibilizados pela Sima para denunciar a falta de iluminação na capital alagoana, como o Disque Luz (0800 031 9055), o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/disqueluz) ou o aplicativo Cidade Iluminada (disponível no Google Play e na Apple Store).