justiça
Defensor público processa advogada por calúnia em comentários sobre Braskem
Othoniel Pinheiro acionou o Judiciário após declarações no Instagram
O defensor público Othoniel Pinheiro ingressou com processo contra a advogada Adriana Mangabeira Wanderley, acusando-a de calúnia por declarações publicadas em rede social. Em agosto, a advogada comentou em uma postagem do perfil “Política Alagoana”, no Instagram, que noticiava a troca da coordenação do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública de Alagoas, órgão que atua contra a Braskem.
Na publicação, Mangabeira insinuou que a mudança teria sido motivada por pagamento de propina, ao afirmar que a Braskem era “a maior pagadora de propina do mundo” e questionar quanto teria custado a troca na chefia do núcleo e quanto a empresa teria pago.
Após representação feita pelo próprio Othoniel, o Ministério Público de Alagoas instaurou procedimento e encaminhou o caso ao Poder Judiciário, registrado sob o número 0800161-44.2025.8.02.0171.
Cabe ao MP decidir se oferece ou não denúncia contra a advogada. O defensor alega crime de calúnia contra funcionário público no exercício de suas funções, com possibilidade de pena triplicada por ter ocorrido em rede social.