perda

Prefeitura decreta luto em memória a Audálio Dantas

Por Assessoria 31/05/2018 - 08:34

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito Rui Palmeira decretou luto oficial de três dias em memória ao jornalista e escritor alagoano Audálio Ferreira Dantas, que morreu nesta quarta-feira, 30, aos 88 anos, em São Paulo, em consequência de um câncer de intestino. 

Nascido no município de Tanque D’Arca, em 8 de julho de 1929, Dantas foi um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro e um dos mais atuantes no processo de redemocratização do Brasil.

O decreto municipal 8.582 será publicado nesta sexta-feira, 1º, no Diário Oficial do Município, mas a vigência começou na quarta, 30.

Jornalista combativo e destacado defensor dos direitos humanos e da liberdade de imprensa, Audálio Dantas atuou em alguns dos principais veículos de informação do Brasil, como O Cruzeiro, Realidade e Manchete e também se notabilizou na atividade sindical. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (1975) e em 1983, foi o primeiro presidente eleito da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Em 1978, foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido considerado, à época, um dos parlamentares mais influentes do Brasil.

O jornalista

Em 1981, Audálio Dantas recebeu o Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Em junho de 2005, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde permaneceu até 2008.

Adepto e incentivador do jornalismo literário, teve muitas de suas reportagens transformadas em livros, como O circo de Cesespero (Símbolo, 1976), Tempo de luta – Reportagem de uma atuação parlamentar (Independente, 1981) e O chão de Graciliano (Tempo d’Imagem, 2007).

Em junho de 2012, Audálio Dantas foi destacado como Jornalista do Ano pela Associação Nacional Editores Publicações Técnicas Dirigidas Especializadas. No mês seguinte, Jornalistas&Cia publicou edição especial em homenagem aos seus 80 anos.

Em janeiro de 2013, durante o Seminário Internacional Direitos Humanos e Jornalismo, foi instalada a Comissão Nacional da Memória, Justiça e Verdade dos Jornalistas Brasileiros, que anunciou Audálio Dantas como seu primeiro presidente. A condução dele ao cargo foi um reconhecimento pela atuação como presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo durante a ditadura militar.

Em 2015, Audálio Dantas foi destaque Top 50 dos + Admirados Jornalistas Brasileiros. A votação é realizada pela publicação Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Em 1º de setembro de 2017, o jornalista Audálio Dantas esteve em Maceió, onde foi homenageado na 1ª edição da Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).


Encontrou algum erro? Entre em contato