União dos Palmares

Acidente com ônibus na Serra da Barriga deixa 17 mortos

População está de luto pela tragédia;. vítimas iriam assistir o pôr do sol na serra sagrada
Por Tamara Albuquerque e Bruno Fernandes 24/11/2024 - 18:51
Atualização: 24/11/2024 - 20:41

ACESSIBILIDADE

Divulgação
ônibus tombou e capotou na ribanceira ao longo da Serra da Barriga
ônibus tombou e capotou na ribanceira ao longo da Serra da Barriga

O acidente com o ônibus que faz o transporte escolar e pertence à Prefeitura de União dos Palmares deixou um saldo trágico na tarde deste domingo, 24, em Alagoas. Informações oficias revelam que, até o momento, 17 pessoas foram confirmadas como mortas e outras dezenas ficaram feridas no tombamento do veículo que chegava à Serra da Barriga, local considerado sagrado pela luta a favor da liberdade dos povos negros.

Inicialmente a Secretaria de Estado da Saúde havia informado que o número de mortos era de 23, mas retificou o número no início da noite. "A Secretaria de Comunicação (Secom) informa à imprensa que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) retificou para 17 o número de mortos na tragédia ocorrida neste domingo (24), em União dos Palmares. Esse número, infelizmente, pode sofrer alterações nesta segunda-feira, 25, quando as operações de resgate serão retomadas nas primeiras horas da manhã, devido à dificuldade de acesso ao local", informou.

Moradores afirmaram que o veículo parecia estar com problema mecânico, tendo dificuldade de subir a estrada íngreme da serra. O tombamento do ônibus aconteceu antes que o motorista conseguisse parar para evacuar os passageiros. Pelo Menos 40 pessoas estavam no interior do veículo no momento do acidente. 

O ônibus capotou e despencou de uma altura importante da Serra da Barriga. Os passageiros foram jogados para fora do veículo e caíram na mata, em locais de difícil acesso para o socorro.

As vítimas iriam participar das últimas comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, data festejada na última quarta-feira, no evento chamado "Pôr do Sol". Os primeiros socorros aos acidentados foram dados pela comunidade que vive na Serra da Barriga e visitantes que estavam naquele momento. Os Bombeiros foram acionados às 14h47. Até o final da tarde 29 bombeiros trabalhavam no resgate dos feridos.

As vítimas foram encaminhadas para três hospitais: o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, recebeu os primeiros feridos. O governo determinou a reserva de leitos também no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Metropolitano. A prefeitura disse que vai apurar as circunstâncias do acidente.

A Serra da Barriga tem terreno muito íngreme. O local é ponto turístico por ter abrigado o maior e mais importante grupo de resistência contra a escravidão no país, que foi o Quilombo dos Palmares. Neste sábado,23, dando continuidade as comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, a ministra da Cultura Margareth Menezes esteve em evento na Serra da Barriga.

Comoção

O acidente na Serra da Barriga gerou comoção na  população de Alagoas e no país. Foram muitas as demonstrações de solidariedade à população de União dos Palmares e de Alagoas. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou nota em suas redes sociais lamentando a ocorrência e solidarizando com familiares e vítimas. 

"Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmares. As vítimas estão sendo atendidas pelas unidades de União dos Palmares, com suporte do Governo do Estado de Alagoas. Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente. Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível" disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato