EVENTO

“Amanhecer Gigante” será lançado neste sábado em Maceió

Por Assessoria 03/07/2018 - 15:29
A- A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No primeiro sábado de julho, 7, acontece, em Maceió, a noite de lançamentos “Amanhecer Gigante”. O evento, uma realização da revista de criação literária Alagunas apresenta o primeiro EP do cantor e compositor PC Lamar, “Amanhecer Aurora”, lançado no início de junho, e o segundo livro do escritor e historiador Geovanne Otavio Ursulino, “Os Gigantes atravessam o Eufrates”.

A festa está programada para iniciar às 19h, no espaço Cultural La Rosa Mossoró, no bairro central do Jaraguá. O evento conta ainda com discotecagem do DJ Imaginário, sorteio de livros e CDs, poema virtual e microfone aberto. A entrada é franca.

O músico PC Lamar conta que será “uma noite especial”. “Já me apresentei algumas vezes no espaço Cultural Rosa Mossoró. É sempre uma experiência diferente, por ser um ambiente aconchegante, próximo do público. Dessa vez, fazendo o lançamento do primeiro disco solo que 

lanço, será ainda mais significativo.”

Lamar que já havia lançado um EP com a banda Aurora Negra em 2016, diz se sentir “entusiasmado com o novo momento”. “O EP representa o fim de um ciclo e o início de um novo com relação ao meu trabalho. Pude ampliar os horizontes, aprimorar as técnicas, experimentar novos ritmos. O ‘Amanhecer Aurora’ traz tudo isso. Será ótimo compartilhar isso com o público.”

Já o autor de “Os Gigantes atravessam o Eufrates", Geovanne Otavio Ursulino, remete o titulo do livro aos “gigantes que costumam aparecer em várias civilizações através dos milênios”. “Há os ciclopes na mitologia grega; Golias na mitologia judaico-cristã; na mitologia islâmica se acredita que Adão, o primeiro homem, foi criado por Alá como um gigante; os alquimistas buscavam criar seu golem — só para citar alguns exemplos.

Há alguns poucos anos, neste lado do Eufrates (ou seria do Atlântico?) — o gigante acordou. Despertou consigo legiões de bestas 

devoradoras, saqueadoras, famintas.O que são características comum à maioria das narrativas envolvendo gigantes, assim também como todo um imaginário envolvendo brutalidade, violência, primitividade. No livro, os gigantes tomam o centro de boa parte das narrativas. Os quarenta poemas reunidos nele transitam por perspectivas e vivências variadas: buscando não somente perceber as pontes (para o futuro) que proporcionaram a travessia dos gigantes: mas também tantas outras experiências que nos atravessam diariamente.”

“Os Gigantes atravessam o Eufrates” é o segundo livro de poemas de Ursulino, publicado pela editora paulista Patuá. O primeiro livro, também formado por uma seleção de quarenta poemas, “Como num Inferno pra Marinheiros”, foi selecionado pelo Edital de Obras Literárias do Governo do Estado de Alagoas e publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, lançado em 2017, no estande da editora na 18°Bienal Internacional do Livro de Alagoas.


Encontrou algum erro? Entre em contato