portador de ela

Hemerson Casado vai disputar vaga no Congresso Nacional

Por Com assessoria 06/08/2018 - 08:51

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O médico cardiologista Hemerson Casado Gama oficializou sua candidatura para disputar uma vaga para deputado federal pelo Progressistas. Com isso, ele se torna o primeiro portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no país a disputar um cargo na Câmara Federal. Sua candidatura foi anunciada durante convenção partidária estadual realizada no Iate Clube Pajuçara, em Maceió, neste domingo, 5.

 Dentre as suas bandeiras, Casado pretende levar à Câmara Federal pautas que visem o avanço de pesquisas científicas em doenças raras e degenerativas, como a ELA, com o objetivo de oferecer aos portadores destas doenças melhor qualidade de vida. Desde que foi diagnosticado em 2012, ele tem lutado incansavelmente para levar tratamento e informação aos pacientes e seus familiares no estado de Alagoas. 

Sem ocupar cargos políticos, Hemerson Casado foi responsável por conseguir investimentos milionários para os avanços em pesquisas sobre doenças raras, por meio de parcerias com entidades governamentais do Brasil e do mundo.  Outro projeto idealizado por ele, capaz de mudar a realidade de Alagoas, foi a construção de um Polo de Biotecnologia e Saúde, do qual centralizariam quatro pilares: hospital de Doenças Raras, Centro de Reabilitação, Polo de Pequisa e Condomínio Industrial para Fármacos. Este projeto, no entanto, nunca saiu do papel por falta de investimento. 

Mas é dentro da política que ele acredita ser capaz de conseguir muito mais, levando à sociedade princípios como esperança, honestidade, transparência e trabalho. “Entendo que a política é o maior e melhor meio de transformação social de um povo. Sempre servi ao povo alagoano como médico, mas como deputado federal eu vou fazer muito mais”, expõe.

Ele explica que apesar de ter sido acometido pela ELA e perder seus movimentos, isto não o impossibilita de representar a sociedade e responder aos seus anseios. “A doença que eu tenho não afeta a minha visão, audição e raciocínio. Afetou a minha fala, mas com o meu computador posso conquistar o mundo. Eu ainda tenho de sobra educação, apoio familiar, honestidade e uma fé inabalável para me sustentar nas horas mais sombrias da vida política”, declara o médico que hoje se comunica por meio de um programa chamado “Tobbi”, através da leitura ocular em um computador. 

A convenção partidária oficializou também as candidaturas de Benedito de Lira para o senado pelos Progressistas e Fernando Collor de Melo (PTC) para o Governo do Estado, em uma coligação de dez partidos. São eles: PSDB, PTC, Democratas, PSB, PSC, PPL, PP, PRB, PROS e PEN.


Encontrou algum erro? Entre em contato