violência

Médico é acusado de agredir técnica de enfermagem

Por Assessoria 10/08/2018 - 09:48

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal), encaminhou, nesta quarta-feira, 8, ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e à Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) a denúncia de agressão praticada por um médico contra uma técnica de enfermagem. O caso aconteceu no Hospital Regional de Arapiraca. 

De acordo com o boletim de ocorrência feito no último dia 26 de julho, a vítima havia levado um paciente menor de idade para a realização de raio-x. O paciente estava sob suspeita de inflamação no apêndice. Ao receber o prontuário, o médico L.J.A.B., já exaltado, disse que para o diagnóstico seria preciso fazer uma ultrassonografia. 

A técnica informou que a família do paciente era pobre e não poderia custear o exame proposto pelo médico. Bastante irritado, Lavínio Barbosa deu o primeiro tapa no rosto da vítima e a insultou, perguntando: “você quer que eu tire do meu salário?”. Após o segundo tapa, a vítima entrou em estado de choque e foi internada na unidade de saúde com hipertensão.     

A direção do Hospital regional afastou o médico. O sindicato solicitou que fosse aberta uma sindicância para apurar o caso. “Queremos que o médico seja punido pelo ato monstruoso e o hospital seja responsabilizado”, explica Mário, que informou ainda que aguarda o inquérito para dar encaminhamentos na Justiça. O caso será enviado ao Conselho Regional de Medicina (Cremal).

Conduta de médico é recorrente 

Após o caso vir a público, o sindicato passou a receber outras denúncias de agressões verbais cometidas pelo mesmo médico em outras unidades de saúde onde trabalha. 

A orientação dada por Mário Jorge é que seja feito registro do B.O na polícia e a cópia do relatório entregue ao setor Jurídico do Sindicato.

 “Os profissionais não podem ficar calados diante de uma situação de agressão, seja moral ou física. De forma anônima, podem procurar o Sindicato, a Procuradoria do Trabalho ou ainda o Comitê de Valorização da Enfermagem do Coren”, completou.


Encontrou algum erro? Entre em contato