CAFÉ COM PROSA

"Governantes nunca priorizaram a saúde pública", diz sociólogo

Por Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão 28/08/2018 - 11:18

ACESSIBILIDADE

Debate foi realizado na Sede do Sindicato dos Bancários de Alagoas - Foto: Bruno Fernandes
Debate foi realizado na Sede do Sindicato dos Bancários de Alagoas - Foto: Bruno Fernandes

O Conselho Estadual de Saúde (CES) abriu nesta terça-feira, 28, mais uma roda de debate da primeira edição do Café com Prosa, realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Alagoas, no bairro do Centro, em Maceió.

O evento, que faz parte dos 25 anos de comemoração do CES, contou com a participação do cientista político e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eduardo Magalhães, que discutiu diversos pontos sobre a saúde pública em Alagoas.

Para o cientista político, o Brasil tem uma dívida causada pela fragmentação de sua história que acaba refletindo nos dias de hoje, não só na área da saúde, mas também na educação e na economia.

"Nossa história é toda fragmentada em capítulos, essa desorganização histórica impossibilita prever um futuro, pois a dívida histórica com essas áreas é gigantesca. Não temos líderes históricos", relatou o professor. 

"Em um país onde a saúde nunca foi prioridade, não há como prever como o Estado irá lidar com o setor nos próximos quatro anos", enfatizou. 

De acordo com dados do CES, a principal causa de mortes em Alagoas são doenças no aparelho circulatório, sendo mais frequente entre os indivíduos com idades a partir dos 60 anos.

"Nosso objetivo é saber como os políticos pensam a saúde no Brasil e elaborar propostas para investimento a curto e a longo prazo na saúde", explicou o presidente do conselho, Jesonias da Silva.

Ainda segundo Silva, ao longo dos meses, serão discutidos temas como privatização, regulação do atendimento do serviço de saúde e a judicialização do serviço.

Café com prosa

A proposta do projeto é  discutir com a sociedade, sempre na última  terça-feira  do mês,  temas relevantes  que impactam principalmente a saúde  e a qualidade de vida dos alagoanos.

No mês  de julho, o economista e professor Cícero Péricles apresentou a realidade sobre a economia de Alagoas nos últimos 40 anos.

A projeto também faz parte das comemorações  dos 25 anos do CES e os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). 


Encontrou algum erro? Entre em contato