com governadores eleitos
Campanha de Haddad no Nordeste fica menos intensa
A vitória em primeiro turno de sete governadores do Nordeste, entre eles Renan Filho (MDB), que apoiam o candidato Fernando Haddad (PT) resultou em desmobilização de grande parte da campanha petista na região.
Sem uma agenda de candidato a cumprir e, consequentemente, com uma menor estrutura partidária, os cabos eleitorais vitoriosos nas urnas nos estados da Bahia, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará suaram menos a camisa neste segundo turno.
Em grande parte dos estados, os principais atos públicos de rua sem a participação de Haddad foram organizados por militantes e não tiveram a presença dos governadores eleitos.
O governador reeleito de Alagoas Renan Filho, que apoiou Haddad no primeiro turno, recolheu-se na segunda etapa da eleição presidencial. Parte de seus aliados, a exemplo do deputado federal Marx Beltrão (PSD), aderiu a Jair Bolsonaro (PSL).
“O governador está ajudando dentro do possível. É claro que o ritmo naturalmente diminuiu um pouco, mas ele está com Haddad”, afirma o deputado federal Paulão (PT), reeleito para mais um mandato por Alagoas.
Os petistas também têm buscado articular apoio de líderes políticos que apoiaram outros candidatos no primeiro turno. O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) e a deputada federal eleita Tereza Nelma (PSDB) estão entre os que anunciaram apoio ao petista.
Pernambuco
O governador Paulo Câmara (PSB) não esteve em manifestações de rua e caminhadas. No sábado, 20, apoiadores do candidato petista saíram em passeata pelo centro da cidade. Um dia depois, em Olinda, mais de 70 blocos de Carnaval foram às ruas.
O governador de Pernambuco tem se limitado a atuar nos bastidores. Na semana passada, reuniu prefeitos aliados e coordenou uma reunião com deputados eleitos.
Maranhão
Já o governador reeleito do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) reuniu-se com prefeitos e aliados, mas esteve em apenas uma caminhada no último domingo, 21, que contou com a participação de Fernando Haddad.
Na terça, houve uma passeata na cidade de Imperatriz, um dos três municípios do estado onde Bolsonaro venceu, no entanto, o governador não participou do ato. Confira a matéria na íntegra no site da Folha de S.Paulo.