MELHORIAS

Unidades de saúde terão medicamentos para urgências

Por Secom Maceió 25/10/2018 - 14:39

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de possibilitar o atendimento de urgências básicas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a disponibilizar para todas as unidades de Maceió oxigênio e medicamentos para que os procedimentos sejam realizados com segurança e mais próximos da população.

Com a chegada dos oxigênios e dos medicamentos, as unidades estarão abastecidas e os profissionais seguros para a realização de procedimentos de urgências básicas, já que em algumas situações acontecem eventos adversos, com no uso de medicamentos injetáveis, como a Benzilpenicilina, medicamento utilizado no tratamento de sífilis e outras infecções.

Os profissionais que já são capacitados e passam por atualizações para lidar com essas situações, agora possuem mais segurança para atender o paciente de urgências básicas, sem necessitar encaminhá-los para outras unidades.

“Isso traz de benefícios para a população um atendimento mais próximo de casa, já que ele não precisam se deslocar para prontos socorros ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pois haverá o oxigênio e outros medicamentos necessários”, destacou Mariana Coelho, gerente de urgência e emergência da SMS.

Para o secretário José Thomaz Nonô, a medida desafoga as UPAs e outros hospitais de urgência, que recebem grande contingente da população, já que são questões básicas que podem ser resolvidas nas unidades de saúde. “É uma iniciativa que traz benefícios para outras esferas, atinge outras redes de atendimento e proporciona mais qualidade ao serviço de saúde de forma geral”, destacou Nonô.

A homologação do processo licitatório envolvendo a empresa que será responsável pelo abastecimento e distribuição dos produtos nas unidades, foi assinada pelo secretário José Thomaz Nonô e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira (22). A partir disso, as unidades já devem receber os medicamentos e oxigênios em até 30 dias.


Encontrou algum erro? Entre em contato