São Luís do Quitunde

Servidores são afastados suspeitos de fraudar licitação

Operação da PF cumpriu mandados em quatro municípios
Por PF-AL 05/02/2019 - 06:58

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 5, a fase ostensiva da Operação “Narandiba” com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsável por lavagem de dinheiro e fraude licitatória nos municípios de Pilar e São Luís do Quitunde.

Os trabalhos de investigação identificaram que servidores públicos teriam movimentado quantias consideráveis, sem origem conhecida e na ordem de R$ 4,5 milhões, e efetuado saques na boca do caixa de valores da Prefeitura de Pilar.

Segundo o delegado Agnaldo Mendonça Alves, o valor desviado pode ser maior. "Ainda não há contabilidade de toda a quantia", disse ao EXTRA.

Em outra vertente, detectou-se suposto conluio para burlar certame licitatório em São Luís do Quitunde. Foram cumpridos 18 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Maceió, Rio Largo, Pilar e São Luís do Quitunde.

Três servidores de São Luís do Quitunde, acusados de envolvimento no esquema, foram afastados. O trio fazia parte da comissão de licitação da prefeitura do município.  

O trabalho policial conta com a participação de 80 policiais federais, e o termo “Narandiba” significa laranjal. As apreensões decorrentes desta Operação serão devidamente formuladas e juntadas ao inquérito policial que está em andamento na Polícia Federal em Alagoas. 

Outro lado

O prefeito Renato Filho, de Pilar, em nota à imprensa, esclareceu que a operação cumpriu mandados referentes aos servidores públicos da gestão passada. O prefeito de Pilar reforça que os servidores públicos alvos da operação não têm ligação com a gestão atual.


Encontrou algum erro? Entre em contato