CASO PINHEIRO
Reunião entre Prefeitura e Defesa Civil Nacional irá definir quem deve sair de bairros
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), irá se reunir nesta sexta-feira, 10, com representantes da Defesa Civil Nacional e da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM).
Segundo a TV Gazeta, o encontro é para definir das próximas ações relacionadas aos problemas geológicos que atingem os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
A instabilidade no solo foi causada pela atividade mineral da empresa Braskem na região, conforme constatou laudo técnico apresentado pelo Serviço Geológico do Brasil.
"Amanhã, vamos receber a Defesa Civil nacional e CPRM, para saber quem pode permanecer no bairro, quem tem que sair. São respostas que precisamos ter, para que o bairro do Pinheiro, área de maior tensão, volte à normalidade", disse Palmeira, durante entrevista.
Para o prefeito, o bairro do Mutange, também atingido pelos problemas, já requer atenção normalmente devido ao relevo com áreas de encosta e com o atual quadro, necessita de mais atenção.
O tucano informou ainda que deve ir a Brasília na próxima semana, em busca de apoio e recursos do governo federal, para serem utilizados por exemplo na construção de moradias.
Ele reforçou que a prefeitura também deve acionar a Braskem na Justiça, para que a empresa seja responsabilizada dos danos que provocaram rachaduras em casas e ruas das localidades e que têm provocado o afundamento dos bairros.