SANTA LUZIA DO NORTE
Cidade tem quarto prefeito em três anos
Ex-gestores são acusados de estupro, crime eleitoral e estelionato.jpg)
Santa Luzia do Norte tem novo prefeito. Trata-se do engenheiro Márcio Lima (PP), que foi escolhido em eleição suplementar com 40,95% dos votos válidos. O pleito aconteceu no último domingo, 5. Com uma população estimada de 7.272 pessoas, o município passou por momentos turbulentos na política. De 2017 a 2019, quatro gestores terão pela prefeitura. O primeiro foi o prefeito eleito nas eleições de 2016, Edson Mateus da Silva (PRB), cassado um mês depois, chegou a comandar a cidade preso no Quartel Geral do Corpo de Bombeiros sob a acusação de estupro de vulnerável.
Ainda em janeiro de 2017, o vice José Ailton do Nascimento (PTC) assumiu o cargo de prefeito interinamente. Edson Mateus conseguiu sua soltura no mesmo mês e garantiu a volta na maior cadeira do Executivo municipal. No entanto, a instabilidade política devido às denúncias fez com que o presidente da Câmara de Vereadores, José Alberto Hermenegildo da Silva (Pros), mais conhecido como Beto Policial, acabasse assumindo as rédeas da prefeitura. Márcio Lima, que tomará posse no dia 30 de maio, será o quarto prefeito a gerenciar a cidade.
O caos na cidade se instalou no dia 15 de dezembro de 2016, quando Edson Mateus foi preso devido a vídeos que teriam sido gravados pelo próprio acusado. O material mostrava o então prefeito eleito praticando atos libidinosos contra um casal embriagado e encorajando um menor a participar do crime. À época, o mandado de prisão preventiva foi expedido pela juíza Juliana Batistela, da Comarca de Santa Luzia do Norte, a pedido do Ministério Público do Estado (MPE). O estupro teria ocorrido em janeiro de 2016 em uma chácara localizada no bairro Rio Novo, em Maceió.
Leia mais no EXTRA ALAGOAS nas bancas!