GREVE GERAL
Maceioenses protestam contra Reforma da Previdência na Centenário
Semana foi marcada por adesão dos representantes das categoriasAs principais categorias de trabalhadores de Alagoas resolveram aderir ao protesto contra a proposta de reforma da Previdência, junto a sindicatos e centrais sindicais de todo o Brasil. A concentração aconteceu às 15h, na Praça Centenário, em Maceió.
A organização do ato estima que 20 mil pessoas atenderam ao chamado das centrais sindicais e foram às ruas dizer não à Reforma da Previdência e a outros projetos encabeçados pelo Governo Bolsonaro. A Polícia Militar não vai divulgar o número de participantes, porém, equipes do Gerenciamento de Crises e da Rádio Patrulha estão no local para garantir a segurança.
Na capital, manifestantes são liderados por um minitrio elétrico e levam bandeiras e cartazes criticando os cortes do governo federal. O trânsito na Avenida Fernandes Lima ficou interditado para passagem dos participantes do protesto. O ato em favor da Greve Geral também acontece em outras cidades e na Capital Federal
"Contra a reforma da previdência e pela liberação dos recursos para a educação", diz o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref) Sidney Lopes.
Adesão
Ao longo desta semana, diversas categorias anunciaram adesão à greve geral, após o Sindicato dos Bancários decidir em assembleia que as agências estarão fechadas. Junto aos bancários, outra forte categoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Alagoas (Sinttro/AL), confirmou participação no movimento.
Convocada pelas centrais sindicais, a paralisação tem como principal alvo o projeto de mudança nas aposentadorias apresentado pelo governo Bolsonaro (PSL). De acordo com o Sinttro, nenhum coletivo deveria sair das garagens hoje, porém, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) obteve uma liminar na Justiça para manter 70% da frota dos ônibus em circulação.
A manhã foi marcada por atos de protesto. De acordo com a a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois sentidos da BR-316, em Satuba, foram bloqueados, assim como o Km 39, em União dos Palmares.
Em Maceió, os protestos acontecem próximo à praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro, em frente à entrada principal do Cepa e na frente do Porto de Maceió. No acesso ao Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro, na BR-424 e na Ponte Divaldo Suruagy, na AL-101 Sul, manifestantes também se concentraram.
Na Universidade Federal de Alagoas, manifestantes 'mascarados' bloquearam as duas vias da BR-104. A intervenção impressionou pelas imagens. De acordo com o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), cerca de 50 pessoas compuseram o ato. A intervenção durou cerca de 1h30 e foi pacífica.
Os trabalhadores e estudantes pretendem se reunir a partir das 15h, na Praça Centenário, por adesão à greve geral. O ato não tem horário para terminar.