CULTURA E LEITURA
Começa 9ª edição da Bienal do Livro em Jaraguá
![Evento começou nesta sexta-feira, 1, e segue até o dia 10 de novembro Evento começou nesta sexta-feira, 1, e segue até o dia 10 de novembro](https://img.dhost.cloud/aNyf0i3Nc7_UXmKAN07RCWwx7Oo=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2019/11/30102019-Intervençao-artistica-Jaragua-PF_0004-683x1024.jpg)
Começou nesta sexta-feira, 1º, a 9ª edição da Bienal Internacional do Livro em Alagoas. Esse ano o evento conta com um formato diferenciado em homenagem à capital alagoana. As atividades acontecem no bairro do Jaraguá, em prédios históricos, em praças e na rua ícone do bairro, a Sá e Albuquerque.
Com mais de 100 atrações, feira de livros e uma programação completa de palestras, conferências e bate-papo, o evento segue até o dia 10 de novembro e promete movimentar o setor educacional e cultural da cidade. A expectativa é que, durante os 10 dias da edição, mais de 250 mil pessoas passem pela Bienal. Mais de 6 mil alunos da Rede Municipal estão entre o público esperado.
A bienal do livro este ano traz como tema "Livro Aberto: Leitura, Liberdade e Autonomia" e põe em evidência a importância da leitura como ferramenta de autonomia e de liberdade, dando voz e visibilidade a quem precisa.
O maior evento literário de Alagoas busca levar para o público temas desde a literatura à fotografia. A ideia, segundo a organização, é trazer para a população um evento mais democrático possível.
"Procuramos diversificar ao máximo a programação, para atender aos mais diversos públicos. Serão oficinas com temas desde a literatura à fotografia; mesas-redondas debatendo a violência contra a mulher e educação popular", afirmou a produtora cultural do evento, Carol Almeida.
Entres os convidados este ano estão o escritor carioca Geovani Martins e a escritora paulista Aline Bei, dois dos principais nomes que despontaram recentemente na cena literária brasileira; e as escritoras Jarid Arraes e Amara Moira.
A Bienal também contará com a presença do músico e escritor Zeh Gustavo; Gustavo Lacombe, escritor que despontou no cenário literário através das redes sociais; monja Cohen R'shi, missionária autora de diversos livros sobre espiritualidade e pensamentos filosóficos; a jornalista e mestra em políticas públicas Manuela D'Ávila, candidata à vice-presidência do Brasil em 2018; a jornalista e quadrinista Helô D'Angelo; Lola Aronovich, autora do blog Escreva Lola Escreva, um dos maiores blogs feministas do Brasil, e o vencedor do prêmio Jabuti José Roberto Torero.
Na parte cultural, shows, espetáculos e apresentações de artistas da terra, saraus em homenagem a escritores, compositores e músicos. Marcando presença, coros, orquestras, a drag queen Natasha Wonderful, dentre outras atrações.
Como atividade paralela a Bienal também acontece o V Colóquio de Literatura e Utopia; o IV Enales - Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais; o Seminário Antropologia e Negritudes; e a 2ª (Des)conferência Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri.
Trânsito
Por conta do evento, o trânsito na região do Jaraguá está modificado. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, o trecho da Rua Sá e Albuquerque, que vai desde o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) até a Associação Comercial de Maceió, está bloqueado para a circulação de veículos.
Aqueles condutores que vierem da Pajuçara, deverão seguir pela Avenida Industrial Cícero Toledo, como via alternativa.
O tráfego só estará livre para veículos pela Rua Barão de Jaraguá em direção à Praça Rayol.
As linhas de ônibus 072 – Gama Lins/ Ponta Verde, 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia), 715 – Rosane Collor/ Ponta Verde e 716 – Clima Bom/ Ponta Verde terão o seu itinerário modificado.
Com a mudança, os ônibus seguirão pela Avenida Industrial Cícero Toledo, passando pela Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes, de onde continuarão com o seu itinerário normal.