arapiraca

Idosos cobram de vereadores o pagamento de aposentadorias

Por Redação 13/11/2019 - 14:43
Atualização: 13/11/2019 - 17:12

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Sessão aconteceu ontem na Câmara de Vereadores da cidade
Sessão aconteceu ontem na Câmara de Vereadores da cidade

Os vereadores de Arapiraca estão sendo acusados de "esquecer" dos idosos da cidade por demorarem a votar um Projeto de Lei. O projeto de lei enviado semana passada pelo executivo municipal e já debatido com os vereadores, evita que o município deixe de cumprir, por falta de recursos, com o pagamento de aposentados e pensionistas.

A lei que já está em vigor em várias cidades brasileiras deveria ter sido votada na sessão de ontem, 12. O projeto é visto como uma solução para o crescente deficit orçamentário na folha dos municípios, em decorrência do número de aposentados.

No caso de Arapiraca, isso representa um rombo mensal de mais de 3 milhões de reais por mês aos cofres públicos, que paga 5 milhões de reais aos aposentados, enquanto arrecada somente 1,8 milhão de reais. 

Na sessão de ontem, 12, a Câmara estava lotada de idosos que desejavam ver solucionada a insegurança com relação ao pagamento das suas aposentadorias, através de um projeto de lei enviado à Casa, na semana passada, em caráter de urgência pelo Executivo Municipal.

“Estamos desde 19h aqui, sem comida nem água, esperando eles terem a boa vontade de votar. A maioria aqui vive com pouco dinheiro, só temos a aposentadoria para viver", explicou a aposentada M.S. de 74 anos que preferiu não se identificar.

Segundo os participantes, na intenção de vencer os idosos pelo cansaço, os vereadores, de forma articulada, colocaram pautas irrelevantes em discussão, levando o principal assunto do dia para apreciação somente nas primeiras horas desta quarta-feira.

Os parlamentares alegaram falta de pareceres para adiar a votação da matéria o que causou revolta entre os aposentados que ficaram até o início da madrugada aguardando.


Encontrou algum erro? Entre em contato