orçamento
Alagoas reúne especialistas da América Latina para debater gestão financeira

"A troca de experiências de gestão fiscal e financeira". Esse é um dos objetivos do VII Fórum de Coordenação Intergovernamental de Orçamento e Finanças Públicas dos Países Ibero-americanos.
O evento, que começou hoje, acontece até terça-feira, 18, no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió, a primeira cidade do Nordeste a sediar o fórum, que conta com mais de quarenta palestrantes.
"Trouxemos diversos especialistas para traçarem um diagnóstico de como será a economia no futuro. Para Alagoas, é uma oportunidade de conhecer como a gestão financeira funciona em outros países e também de mostrar o nosso trabalho", destacou Célia Carvalho, presidente do Grupo de Gestores de Finanças Interestaduais.
O evento é aberto ao público com o foco em profissionais e estudantes de contabilidade, finanças, gestão pública e economia. Segundo Renata dos Santos, secretária especial do Tesouro Estadual de Alagoas, o Estado está em processo de reestruturação de sua parte fiscal.
"Para Alagoas, o painel que nos trará mais aprendizado será o de 'orçamento por resultado', um modelo que muitos países já utilizam e que ainda não é muito praticado no nosso país. Vamos ainda debater a emissão de dívidas, uma discussão que será bem enriquecedora".
A reforma da previdência também não ficou de fora dos debates. De acordo com Renato Vilela, diretor presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), o país deu um passo importante com a nova previdência.
"Mas, agora, estamos com alguns desafios a encarar. A exemplo disso são os próximos passos da reforma. Estamos com inflação baixa, tendo assim uma folga de crescimento".
Serviço
Os interessados podem se inscrever através do site oficial www.forumiberoamericano.com.