EMPRESÁRIO MÉDICO
Conheça os desafios do médico em se tornar empresário
Depois de anos de muito estudo entre graduação e residência, você está preparado para enfrentar os desafios da medicina! Qual o seu plano a partir de agora? Trabalhar em hospital, no poder público ou investir numa clínica?
"Hoje, os médicos não têm muitas opções quando se trata em prestar serviço de saúde como pessoa jurídica", informou o contabilista Allephy Barros.
"Ao identificar as enormes dúvidas que os médicos recém-formados enfrentam por não saber como é ser empresário, me dediquei para oferecer a melhor solução", destacou.
Assim como a maioria das pessoas, muitos médicos têm a necessidade de ter que abrir uma empresa, emitir notas fiscais, formalizar suas receitas.
Dicas
O processo de abertura de empresa para médicos é semelhante como das demais atividades de prestação de serviços.
As maiores diferenças estão relacionadas à responsabilidade técnica e ao formato de natureza jurídica proposto, além, é claro, sobre que tipo de tributação é a mais vantajosa.
"A abertura de uma empresa pode ser feita por meio de diversas naturezas jurídicas, tais como sociedade limitada, sociedade simples, EIRELI ou Empresa Individual", informou.
A tributação na abertura de empresa para médicos
Um dos pontos que deve ser cuidadosamente analisado na abertura de uma empresa é a tributação, tendo em vista que esta é uma das principais despesas de uma empresa que oferece serviços médicos.
Segundo o enquadramento, as alíquotas podem ser diferentes e, em razão disso, o valor de impostos pagos mensalmente também poderá variar.
"Com um bom planejamento tributário, o médico pode pagar em média sobre o seu faturamento uma alíquota de 6%, podendo chegar a pagar até 33%, sem um bom planejamento", orientou Barros.
Os riscos jurídicos para abertura de empresa para médicos
O diretor técnico ou diretor clínico pode ocupar a direção de até duas empresas que oferecem serviços médicos, sejam públicas ou privadas.
No caso de empresas individuais, de EIRELLI ou de clínicas com mais de 15 profissionais, as regras são diferentes.
"A responsabilidade dos sócios em uma sociedade Limitada é um fator muito importante a ser observado, principalmente quando o médico entra como sócio, geralmente minoritário, em empresas que se oferecem para ''administrar'' sua prestação de serviço".
Estas empresas emitem suas notas fiscais, recebem o pagamento dos entes que lhe contratam, e, repassam o valor do seu trabalho descontando os impostos, além de cobrar alguma taxa para isto.
A escolha de um bom escritório de contabilidade
Ter uma empresa é sem dúvida uma tarefa difícil para profissionais com uma rotina tão corrida e estressante. Trabalhar como pessoa jurídica obriga o médico a emitir notas fiscais, contabilizar os rendimentos de maneira idônea e estar devidamente regulamentado nos órgãos de fiscalização.
"Por isso, a escolha de um bom escritório de contabilidade para gerenciar seu processo de formalização é crucial para você poder exercer sua profissão da melhor forma possível", finalizou.