BALANÇO

Marinha aponta redução nos casos de resíduos encontrados em Alagoas

Último caso foi registrado no litoral da Bahia, no domingo
Por Bruno Fernandes 17/12/2019 - 14:35
A- A+
Agência Senado
Óleo na Praia dos Carneiros, em Pernambuco
Óleo na Praia dos Carneiros, em Pernambuco

O aparecimento de resíduos do óleo que atingiu a costa brasileira parou neste semana, informou o vice-almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, comandante do 2º Distrito Naval em entrevista à imprensa nesta terça-feira.

De acordo com o militar, o  último caso foi registrado no domingo, 15, em Subaúma, litoral norte baiano. Sergipe também não registrou o aparecimento de novas manchas.

“Nos últimos dias, temos encontrado resíduos pontualmente. E não são na mesma praia. Possivelmente é alguma coisa que ficou por ali, enterrada ou até em pedras”, informou o militar ao portal A Tarde.

O vice-almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes

Em nota divulgada nesta terça, 17, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informou que o quadro apresenta estabilidade.

O texto enviado enfatiza que estão sendo observados somente vestígios esparsos. Nas localidades em que, eventualmente, surge resíduo, o trabalho de coleta tem sido concluído ao fim do dia.

Ainda segundo o grupo de trabalho, até o momento, mais de 5 mil toneladas de resíduos oleosos foram recolhidas no litoral da região Nordeste e Sudeste.

A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas e outros materiais utilizados para a coleta.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato