Divulgação
Caminhões-pipa distribuem água em 38 municípios de Alagoas em situação de emergência devido à seca
Alagoas terá disponível R$ 33 milhões, em 2020, para amenizar o grande problema de falta de água potável em comunidades atingidas pela estiagem. Os recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) serão utilizados no pagamento de carros-pipa que vão abastecer 38 municípios alagoanos em situação de emergência por conta da seca, atendendo 1.237 localidades e mais de 3 mil comunidades afetadas no meio rural.
O credenciamento de proprietários de veículos para a Operação Carro-Pipa (OCP), que está sob o comando do Exército Brasileiro, já foi iniciado, segundo publicação no Diário Oficial da União. Em Alagoas, os interessados na prestação do serviço podem adquirir a documentação do processo na sede do 59º BIMTZ, localizado na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, ou pelo link http://www.59bimtz.eb.mil.br/index.php/arquivos-credenciamento.
Atualmente, 190 caminhões fazem a coleta e distribuição de água potável nos municípios alagoanos. O credenciamento é o primeiro passo para definir novos contratados pela Operação Carro-Pipa e que vão assumir a tarefa a partir de abril do próximo ano. O primeiro sorteio para quem for prestar o serviço ocorrerá em fevereiro, nos dias 11, 12 e 13, em local ainda não definido.
O município alagoano que receberá maior quantitativo de água potável no próximo ano será Senador Rui Palmeira, com 527 carradas previstas. Em segundo lugar está Igaci, com o recebimento de 478 carradas. Serão beneficiados pela Operação Carro-Pipa os seguintes municípios alagoanos:
Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Esta semana, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, fechou um balanço da execução da operação em 2019: a soma dos pagamentos efetuados chegou a R$ 610,5 milhões. Atualmente, a iniciativa atende, por mês, uma média de 2 milhões de pessoas em 657 cidades do semiárido brasileiro. A OCP federal está em dez estados brasileiros, contanto com 4.361 carros-pipa monitorados. Esses números acompanham a dinâmica do clima e o impacto da seca.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.