INFLUENZA X COVID-19

Postos de Saúde amanhecem lotados e contrariam recomendações da OMS

Campanha Nacional de Vacinação contra influenza começou hoje em todo país
Por 23/03/2020 - 15:51
Atualização: 23/03/2020 - 16:05
A- A+
Cortesia ao Jornal Extra de Alagoas
Unid. de Referência em Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes – II Centro
Unid. de Referência em Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes – II Centro

Postos de Saúde de Maceió amanheceram lotados nesta segunda-feira, 23, de pessoas a procura da vacina contra a influenza, contrariando recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações devido ao coronavírus.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou hoje e nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Imagens da Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes – II Centro, localizada em frente a praça da Maravilha, no bairro do Poço, em Maceió, foram enviadas ao EXTRA e mostra a aglomeração de pessoas categorizadas no grupo de risco.

Muitas dessas pessoas, inclusive, estão usando mascaras de proteção. "Situação de hoje pela manhã no Posto Maravilha. Pessoas aglomeradas em busca da vacina. Uma temeridade em tempos de corona vírus. A própria secretaria de saúde dando mau exemplo", diz a denunciante que enviou as imagens.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió enviou uma nota afirmando que não é necessário todos se direcionarem aos postos neste momento, evitando, assim, aglomerações, já que a campanha segue até 22 de maio.

A pasta ressalta também que os postos de vacinação serão ampliados ainda esta semana e que as unidades de saúde seguem sendo reabastecidas para atender a todos os usuários. Confira a nota na integra:

"A SMS destaca que não é necessário todos se direcionarem aos postos neste momento, evitando, assim, aglomerações, já que a campanha segue até 22 de maio e os postos de vacinação serão ampliados ainda esta semana. A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que as unidades de saúde seguem sendo reabastecidas para atender a todos os usuários".


Encontrou algum erro? Entre em contato